top of page

Escravidão

O QUE É ESCRAVIDÃO?

Trabalho forçado, que exige força, no qual o escravo tem sua liberdade em risco. Pode ser entendido como trabalho gratuito ou que receba recompensa ou pagamento insuficiente pela atividade realizada. Na maioria das vezes contra sua vontade e sem opção de se desvincular do trabalho.

ESCRAVIDÃO ANTIGA

No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam mulheres e homens negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão de obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. A escravidão no Brasil ocorreu entre os séculos XlV e XIX e foi uma forma de exploração da força de trabalho de homens e mulheres africanas, sustentada pelo tráfico negreiro pelo oceano. O processo de apresamento na África, seguido da travessia do oceano e a chegada em terras brasileiras foi bastante complexo. O fluxo de africanos de diversas partes do continente foi tanto que os escravizados chegaram a compor 75% da população em lugares como o Recôncavo Baiano, por exemplo.

TRÁFICO DE ESCRAVOS NO BRASIL

O tráfico de escravos africanos para o Brasil refere-se ao período da história em que houve uma migração forçada de africanos para o Brasil de meados do século XVI até meados do século XIX. Africanos, portugueses, holandeses, ingleses e brasileiros dominaram um comércio que envolveu a movimentação de mais de 3.000.000 de pessoas.

OS QUILOMBOS

No período de escravidão no Brasil (entre os séculos XVI e XIX), os negros que conseguiam fugir dos engenhos se refugiavam, com outros em igual situação, em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas. Esses locais eram conhecidos como Quilombos.

 

A máscara, o tronco, a gargantilha e o cepo eram considerados um dos piores castigos naquela época.

ESCRAVIDÃO ATUAL

A escravidão no Brasil ainda não acabou. Mesmo sendo abolida há muito tempo, até hoje ela existe.

O trabalho escravo existe de forma clandestina, normalmente em locais isolados, como a região da Floresta Amazônica.

Essas pessoas normalmente são pobres que, iludidos por traficantes, são levados de forma ‘’ espontânea’’ por algumas promessas.

Quando chegam lá, têm uma surpresa, pois não é nada como fora prometido e acabam devendo passagem, hospedagem, alimentação e outros encargos. Precisam trabalhar mais do que antes, e nunca conseguem pagar a dívida. Isso se torna um ciclo vicioso. 

Assista o nosso vídeo no YouTube! Clique no link abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=B2LBPGVOUT8&t=1s

bottom of page